domingo, 19 de outubro de 2008

Buscando a luz - texto 2

Há algum tempo, eu andava durante a noite e tive minha atenção atraída por um holofote. Reparei que havia uma infinidade de insetos voando em direção à luz, se jogando contra ela desesperadamente. A partir de então uma série de pensamentos atravessaram minha mente.

Se tais insetos são noturnos, por que eles são atraídos pela luz? Isso não faz sentido pra mim. Se a luz lhes traz tanta alegria e contentamento, por que cargas d’água eles não vivem de dia? Eles não precisariam ficar se acotovelando (hm... ou seria melhor “asando”?) por um pouco de luz. Não seriam necessários vôos trôpegos em busca dela já que estaria em toda parte.

Mas essa rotina não é exclusiva desses invertebrados. E quanto aos humanos? Comumente têm noção daquilo que os deixariam realizados, mas trilham os caminhos mais distantes tentando os buscar, ao invés de simplesmente escolher a rota mais próxima do seu objetivo.

Inúmeros seriam os exemplos que eu poderia dar acerca de pessoas que buscam a luz onde ela está menos presente. Será inerente às pessoas a vontade de complicar? Buscar o que querem de maneira simples e objetiva raramente parece ser a opção escolhida. A própria sociedade ordena a vida de modo que dificilmente se possa andar em linha reta e ir até onde se deseja.

Pense nos fins antes de escolher os caminhos, e não tente mudar o objetivo de acordo com a rota tomada. Porque, no final das contas, estará buscando aquilo que te fará feliz no lugar onde ele talvez não esteja. Então aqui fica minha dica: ao invés de buscar a luz dos holofotes, viva de dia.

7 comentários:

Anônimo disse...

Buscar o que se quer da forma mais objetiva possível é sempre o melhor caminho, mas muitas vezes as pessoas não agem assim.
Ótimo texto!

Claudia Marques disse...

Amei, mas fica uma pergunta: Pra que foi essa ????

Carla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

"ao invés de buscar a luz dos holofotes, viva de dia"
lindo =D

www disse...

há uma luizinha no fim do túnel
a ela deu-se o nome de ressonância magnética

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
your_shadow disse...

a noite, na australia, os cangurus ficam escondidinhos na beira da estrada e quando um carro chega bem perto eles pulam na frente, na maior alegria "amiguinho cometa! me leva daqui q eu cansei da terr..." SBLOF. mto triste