quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A Gênese - Texto 3

O mundo existe. Essa é uma das afirmações mais óbvias que podem ser feitas. Apesar disso, ninguém sabe como isso é possível. Ninguém sabe como essa bagaça começou.

Eu não estava lá, mas já ouvi quase todas as teorias criadas acerca do surgimento do universo. Infelizmente não posso lhes dizer qual delas é a que mais se aproxima da realidade, porque, de fato, nunca me preocupei muito com o assunto. Mas a teoria que mais me agrada é a de que Deus tinha uma gigantesca caixa misteriosa, cujo rótulo dizia: “LEGO Celestial. Após aberto consumir em até 6 dias”. Essa teoria explica inclusive o maior de todos os mistérios do universo: o ornitorrinco. O Dr. Divino tinha terminado a criação, mas sobraram algumas peças do LEGO Celestial, que não combinavam entre si para montar qualquer coisa. Mas, na criatividade suprema, Ele usou as peças rejeitadas e assim surgiu o mamífero ovíparo com bico de pato e ferrões.

Não entendo a necessidade que existe em tentar saber como tudo surgiu. Seria bem mais interessante utilizar essa energia dispensada para evitar que o mundo acabe. Gosto de citar como exemplo a recente fabricação do LHC (o acelerador de partículas construído na Europa). Com o intuito de tentar descobrir a origem do universo, há quem diga que acabarão o destruindo. Seria bastante irônico, apesar de que eu aposto que na hora ninguém iria achar muita graça. Imagino ainda o que farão com aquilo após terem encerrado as experiências. Vai ser o autorama mais legal do mundo (Hmm... Talvez esse seja o plano desde o princípio! Ninguém daria 8 bilhões para construírem um autorama... genial!).

Mas voltando ao ponto. Conhecer a gênese vai ajudar em nossas vidas? Eu nunca quis saber detalhes de como foi minha concepção. Aliás, proíbo que me digam (ou até mesmo questionem o assunto). A história da cegonha evita de modo bem mais eficaz qualquer tipo de imagem mental involuntária.

Isso me lembra que costumamos buscar em tempos pretéritos aquilo que devemos fazer agora. Se aprendêssemos com o passado, não nos preocuparíamos com guerras, nem teríamos crises financeiras globais, também não reelegeríamos os mesmos políticos de sempre, e muito menos veríamos as pessoas casando pela segunda vez. O passado não tem resposta. Lá estão as perguntas. As respostas que temos lá já foram absorvidas pelas nossas vidas de modo que nos parecem obviedades agora. Então, foco no futuro. Não que a gente deva esquecer do passado. Ele é importante para que se chegue no que somos hoje. Porém, se você gastar sua vida inteira buscando o passado com o intuito de poder planejar melhor o futuro, não terá tempo de ter um.

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

mas o cara é um filósofo!!!hehehe
grande talento,textos bem escritos, Parabéns!!

Anônimo disse...

Bom, mesmo cursando história eu concordo contigo, pesquisar o passado apenas por pesquisar é perda de tempo, é insensatez e pra não dizer pior, burrice.

Claudia Marques disse...

"Lego Celestial", consumir em 6 dias. Genial. Nem preciso dizer que amo o que tu escreve. Sis

#futuraengenheira disse...

Adorei a parte do ornitorrinco! E a do autorama de bilhões! Minhas loucas elucubrações: jurava que as 2 peças incompatíveis que sobraram do lego celestial forma usadas pra construir o homem e a mulher! Não é uma boa teoria?